XIII SIMPÓSIO DE FILOSOFIA – A ÉTICA EM TOMÁS DE AQUINO

XIII SIMPÓSIO DE FILOSOFIA – A ÉTICA EM TOMÁS DE AQUINO

  by    0   3

De 21 a 23 de outubro aconteceu o XIII Simpósio do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz. Neste ano o tema abordado foi “Rememorando a Filosofia de Tomás de Aquino: A ética em Tomás de Aquino” e a programação contou com três palestrantes: Prof. Dra. María Idoya Zorroza (Universidad de Navarra – UNAV – Espanha), Pe. Prof. Dr. Anderson Machado Rodrigues Alves (Universidade Católica de Petrópolis/RJ – UCP) e Pe. Prof. Dr. Diego José Gacigalupe (Seminario Mayor San José em La Plata – Argentina).

Na abertura do evento, que aconteceu na noite de quarta-feira (21), os alunos do 2º e 3º semestre do curso de Filosofia preparam uma apresentação teatral sobre a vida de Tomás de Aquino. Em seguida houve a primeira conferência com o tema “A fundamentação da ética em Santo Tomás de Aquino”, abordada pela Prof. Dra. María Idoya Zorroza.

No segundo dia do simpósio as atividades começaram logo pela manhã e se estenderam até a noite. No período matutino foram duas conferências: “O Resgate da noção de ato humano em Santo Tomás como princípio da ética” proferida pela Prof. Dra. María Idoya Zorroza e “As relações da inteligência e da vontade no ato humano” ficou a cargo do Pe. Prof. Dr. Anderson Machado Rodrigues Alves.

Já no período vespertino a Prof. Dra. María Idoya Zorroza compareceu, novamente, ao auditório para proferir a quarta conferência cujo tema foi “A ética em Santo Tomás de Aquino em diálogo com a filosofia moderna”. Logo após foram apresentadas 18 Comunicações Orais. No período noturno aconteceu a quinta palestra com o conferencista Pe. Prof. Dr. Diego José Bacigalupe que falou sobre “Os fundamentos da ação comunicativa em Santo Tomás de Aquino e suas consequências éticas”.

O evento encerrou-se na sexta-feira (23) com a palestra “A ética em Santo Tomás de Aquino em diálogo com a filosofia contemporânea e pós-contemporânea” proferida pela Prof. Dra. María Idoya Zorroza.

O palestrante Pe. Prof. Dr. Diego José Bacigalupe, de La Plata – Argentina, confessa que a experiência foi muito boa e ficou muito agradecido por ter feito parte do encontro. “Um simpósio muito bem organizado e com grande interesse do público presente” destaca.

Já o Pe. Prof. Dr. Anderson Machado Rodrigues Alves, de Petrópolis/RJ, comenta que estes encontros são uma ótima oportunidade para aprender e renovar seus conhecimentos. “Vou voltar com uma bagagem cheia de bons conhecimentos. Com certeza eu aprendi mais do que transmiti” conta.

O coordenador do curso de Filosofia, Pe. Prof. Ms. Francisco Lawall, destaca a importância do evento, pois é um momento em que acadêmicos, professores e profissionais da área se reúnem em torno de um único assunto para discussão. E finaliza com um convite para o XIV Simpósio de Filosofia, que acontece em 2016, e tratará do pensamento de Alasdair Macintyre.

 

XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia XIII Simpósio de Filosofia

RELATED POSTS

One thought on “I OLIMPÍADA DA INTEGRAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *