XIII SIMPÓSIO DE FILOSOFIA – A ÉTICA EM TOMÁS DE AQUINO

De 21 a 23 de outubro aconteceu o XIII Simpósio do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz. Neste ano o tema abordado foi “Rememorando a Filosofia de Tomás de Aquino: A ética em Tomás de Aquino” e a programação contou com três palestrantes: Prof. Dra. María Idoya Zorroza (Universidad de Navarra – UNAV – Espanha), Pe. Prof. Dr. Anderson Machado Rodrigues Alves (Universidade Católica de Petrópolis/RJ – UCP) e Pe. Prof. Dr. Diego José Gacigalupe (Seminario Mayor San José em La Plata – Argentina).

Na abertura do evento, que aconteceu na noite de quarta-feira (21), os alunos do 2º e 3º semestre do curso de Filosofia preparam uma apresentação teatral sobre a vida de Tomás de Aquino. Em seguida houve a primeira conferência com o tema “A fundamentação da ética em Santo Tomás de Aquino”, abordada pela Prof. Dra. María Idoya Zorroza.

No segundo dia do simpósio as atividades começaram logo pela manhã e se estenderam até a noite. No período matutino foram duas conferências: “O Resgate da noção de ato humano em Santo Tomás como princípio da ética” proferida pela Prof. Dra. María Idoya Zorroza e “As relações da inteligência e da vontade no ato humano” ficou a cargo do Pe. Prof. Dr. Anderson Machado Rodrigues Alves.

Já no período vespertino a Prof. Dra. María Idoya Zorroza compareceu, novamente, ao auditório para proferir a quarta conferência cujo tema foi “A ética em Santo Tomás de Aquino em diálogo com a filosofia moderna”. Logo após foram apresentadas 18 Comunicações Orais. No período noturno aconteceu a quinta palestra com o conferencista Pe. Prof. Dr. Diego José Bacigalupe que falou sobre “Os fundamentos da ação comunicativa em Santo Tomás de Aquino e suas consequências éticas”.

O evento encerrou-se na sexta-feira (23) com a palestra “A ética em Santo Tomás de Aquino em diálogo com a filosofia contemporânea e pós-contemporânea” proferida pela Prof. Dra. María Idoya Zorroza.

O palestrante Pe. Prof. Dr. Diego José Bacigalupe, de La Plata – Argentina, confessa que a experiência foi muito boa e ficou muito agradecido por ter feito parte do encontro. “Um simpósio muito bem organizado e com grande interesse do público presente” destaca.

Já o Pe. Prof. Dr. Anderson Machado Rodrigues Alves, de Petrópolis/RJ, comenta que estes encontros são uma ótima oportunidade para aprender e renovar seus conhecimentos. “Vou voltar com uma bagagem cheia de bons conhecimentos. Com certeza eu aprendi mais do que transmiti” conta.

O coordenador do curso de Filosofia, Pe. Prof. Ms. Francisco Lawall, destaca a importância do evento, pois é um momento em que acadêmicos, professores e profissionais da área se reúnem em torno de um único assunto para discussão. E finaliza com um convite para o XIV Simpósio de Filosofia, que acontece em 2016, e tratará do pensamento de Alasdair Macintyre.