TERCEIRAQUARTA COM FILOSOFIA – AGOSTO

TERCEIRAQUARTA COM FILOSOFIA – AGOSTO

  by    0   0

No dia 16 aconteceu a TerceiraQuarta com Filosofia do mês de Agosto, com presença do conferencista Gabriel Debatin que falou sobre ‘Arte e técnica na ontologia da história de Martin Heidegger’.

“O tempo presente se determina por um acontecimento planetário que abrange todos os aspectos da existência humana e do que a circunda: o domínio técnico da realidade. A desconsideração da diferença ontológica por parte da metafísica ao longo da história continuamente encobriu o ser, culminando em seu esquecimento completo na atualidade, época da metafísica realizada. A técnica moderna, fruto da consideração metafísica, caracteriza-se, assim, pelo máximo velamento do ser e consequente assenhoramento da totalidade do ente, explorando-a sem cessar como sendo um fundo de reserva sempre disponível ao consumo. Neste acontecimento que abrange desde a amplidão macrocósmica até a ínfima partição subatômica, também o ser humano é comprometido, sendo dessituado de sua essência; mesmo sendo explorado e violentado, ilude-se como “senhor do ente”, quando é, na verdade, “pastor do ser”. Todavia, neste processo dominador da totalidade do ente, um oásis resiste à intromissão técnica, pondo-em-obra a verdade do ser e anunciando-se à história como esperança de superação: a obra de arte”.

Gabriel, egresso do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz (2015), é mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e atua principalmente nas seguintes áreas: ontologia contemporânea, filosofia da arte e hermenêutica.

RELATED POSTS

Comments are closed.