TERCEIRA QUARTA COM FILOSOFIA – MARÇO

TERCEIRA QUARTA COM FILOSOFIA – MARÇO

  by    0   0

 

 

A TerceiraQuarta com Filosofia do mês de Março, que aconteceu no dia 15, teve como tema “Tolerar é ofender? A tolerância como reconhecimento e emancipação a partir do pensamento político de Rainer Forst”, apresentado pelo conferencista Edegar Fronza Junior.

Síntese do tema:

Uma das características da sociedade em que vivemos é o alto grau de conflitos em que estamos inseridos. Basta assistirmos aos noticiários, ler os jornais ou acessar as redes sociais e encontraremos algum tipo de manchete relacionada ao conflito, tensão ou violência entre indivíduos ou grupos sociais díspares que não professam uma ideia unívoca do que seja o bem, a verdade ou uma vida boa. É a partir de uma realidade multifacetada e diversa que o conceito de tolerância ganha espaço. Seja na época do seu nascimento, seja no mundo atual, a pergunta em destaque em relação à tolerância é: Como conviver com a diferença, promovendo a coexistência de diferentes pessoas e grupos marcados por conflitos, sem fazer o uso da violência como meio apaziguador?

Na esteira da tolerância como reconhecimento e emancipação encontramos o pensamento de Rainer Forst. Segundo ele, a tolerância é um conceito normativamente dependente de outro princípio, o da democracia. A tolerância é uma atitude prática exigida no conflito apoiando-se num princípio de justificação intersubjetiva segundo o qual as práticas e as instituições político-jurídicas que determinam a vida social dos cidadãos devem ser justificáveis à luz de normas que eles não podem recíproca e genericamente rejeitar. A proposta de Forst em sua teoria política não é apresentar uma linguagem do reconhecimento da identidade dos grupos sociais de modo substantivado, antes busca fazer uma crítica às relações de poder e sua linguagem utilizada por instituições e normas as quais estamos submetidos. A defesa da tolerância não nega a ninguém seu legítimo lugar e seu status na sociedade, mas busca dar possibilidade de empoderamento aos indivíduos e grupos através do princípio de justificação. A tolerância nessa perspectiva implica em reconhecimento possibilitando a emancipação.

TercQuarta com Filosofia - Março (1) TercQuarta com Filosofia - Março (2) TercQuarta com Filosofia - Março (3)

TercQuarta com Filosofia - Março (4) TercQuarta com Filosofia - Março (5) TercQuarta com Filosofia - Março (6)

RELATED POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *