TERCEIRA QUARTA COM FILOSOFIA – ABRIL

TERCEIRA QUARTA COM FILOSOFIA – ABRIL

  by    0   0

Na TerceiraQuarta com Filosofia do mês de abril, que aconteceu no dia 20, o tema foi “Existem leis da natureza?”. O palestrante desse colóquio foi Renato Cesar Cani, egresso da Faculdade São Luiz e mestrando na Universidade Federal do Paraná.

A visão corrente segundo a qual a natureza seria regida por leis gerais remonta à Idade Moderna. Descartes, por exemplo, afirmava que os objetos na natureza se comportam conforme leis porque a Vontade de Deus nunca muda. Contudo, as famosas dúvidas céticas de David Hume colocaram em xeque a crença de que é possível conhecer as leis da natureza (ainda que se admita a existência delas). Recente, o debate acerca das leis da natureza tem recebido novos contornos no âmbito das discussões em Filosofia da Ciência Contemporânea. Trata-se da pergunta pela fundamentação de enunciados como “a água ferve a 100º C” ou “dois elétrons não podem existir no mesmo estado quântico”. Diante disso, o objetivo da TerceiraQuarta com Filosofia do mês Abril foi de apresentar três diferentes propostas para a explicação do fundamento das leis da natureza, explorando suas virtudes e limitações, quais sejam: Proposta Regularista, Proposta Necessitarista, Proposta Disposicionalista.

Renato Cani argumentou em favor da visão Disposicionalista – de inspiração neoaristotélica – que defende que as leis da natureza tem origem nas próprias essências dos objetos físicos.

O próximo colóquio acontece no dia 15 de junho, às 19h30min, com o tema “O tratamento da relação entre emoção e linguagem a partir da poética de Aristóteles”. Agende-se e participe! 

TerceiraQuarta com Filosofia - Abril (2) TerceiraQuarta com Filosofia - Abril (4) TerceiraQuarta com Filosofia - Abril (5)

TerceiraQuarta com Filosofia - Abril (6) TerceiraQuarta com Filosofia - Abril (7) TerceiraQuarta com Filosofia - Abril (9)

RELATED POSTS

One thought on “EGRESSO DA FSL CONQUISTA PRIMEIRO LUGAR DO DOUTORADO NA UFSC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *