TEORIA E PRÁTICA: UMA REALIDADE DOS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO

Com o objetivo de conhecer a estrutura de Gestão de Pessoas os acadêmicos do 5º período do curso de Administração, da Faculdade São Luiz, realizaram uma visita técnica na WEG Equipamentos Elétricos S.A., em Jaraguá do Sul.

A WEG é reconhecida como uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, por isso da escolha pela visita técnica nesta empresa. “O perfil dos alunos, oriundos de Brusque e Região, estão em maior quantidade, trabalhando em empresas pequenas e de médio porte. Essas empresas, também na maioria, não têm os processos de Gestão de Pessoas estruturados, muitas delas têm apenas o Departamento Pessoal. Nesse sentido, a WEG, uma empresa de grande porte, têm muito para contribuir com os conhecimentos dos estudantes” explica a professora, psicóloga e mestre em psicologia Giomara Kohler Motta.

As visitas técnicas fazem parte do curso de Administração da Faculdade São Luiz, pois a instituição entende o quanto é importante oportunizar aos alunos a irem para além daquilo que conhecem. Para o acadêmico Everton Caetano, essas visitas são de grande importância, pois é possível assimilar o conhecimento adquirido com a prática do mercado.

O diretor do São Luiz Pe. Claudio Marcio Piontkewicz, que acompanhou a visita, evidencia que a academia deve preparar os acadêmicos para o cenário mundial das organizações, e que toda mudança se dá nas pessoas e pelas pessoas.

Nesta atividade os alunos puderam observar como a WEG desenvolve o seu pessoal – do menor aprendiz a Diretoria, alinhando-os com o negócio da empresa, aqui no Brasil e no exterior; o processo de avaliação de desempenho; o processo de recrutamento e seleção interno e externo e, até mesmo a seleção de ex-empregados, que buscam novamente uma oportunidade; o processo e a utilidade da comunicação interna; ao visitarem o museu da empresa – puderam observar o quanto a história das pessoas, movem pessoas: nesse caso – o quanto a história da empresa, além de mostrar sua trajetória de sucesso, inspirou e continua inspirando cidadãos. Afinal, na WEG, tudo começou com três pessoas: W- Werner, E – Eggon e G – Geraldo.