Engenharia de Redes Industriais

INSCREVA-SE

DESCRIÇÃO DO CURSO



A utilização de redes de comunicação em um ambiente industrial deixou de ser uma opção para se tornar uma configuração básica e assim obter maior eficiência de produção na nova indústria 4.0 que é motivada por: redução de custos, maior lucratividade, economia de energia, aumento da segurança, redução de erros, fim do desperdício, transparência nos negócios, entre outros benefícios. O avanço exponencial da capacidade dos computadores, sua imensa quantidade de informação, utilização de um protocolo compatível e integração com todos os dispositivos da indústria tem propiciado uma nova era que as informações são essenciais para alcançar maior vantagem competitiva.
Estes fatores mostram a necessidade de se observar continuamente às tendências tecnológicas, bem como as metodologias envolvidas no processo tecnológico e na análise dos diversos produtos fabricados na região.

.

OBJETIVOS



Fornecer aos profissionais um conhecimento atualizado das tecnologias empregadas no projeto de redes industriais, incluindo aspectos normativos, tecnologias tradicionais e de alto desempenho com ênfase em redes industriais.

PÚBLICO-ALVO



Diplomados em curso de graduação nas áreas de Engenharia Elétrica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em automação industrial, Tecnologia em Redes, Bacharelado em Sistemas de Informação, bem como profissionais com formação em outras áreas, mas que possuam conhecimento comprovado na área de estudo da especialização.

. . 

  • +CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    •  Fundamentos de Redes de Comunicação (CARGA HORÁRIA: 16 horas)

    CONTEÚDO: Contextualização, classificação, sistemas de tempo real, comunicação em tempo real, topologia, processo de comunicação, tecnologia de transmissão de redes, largura de banda, vazão de dados, largura de banda, banda passante, camadas do modelo OSI, meios de transmissão, equipamentos de interconexão.

    •  Fundamentos Sobre a Indústria 4.0 integrada (CARGA HORÁRIA: 16 horas)

    CONTEÚDO: Conceito, inovações tecnológicas, integração, sistemas cyber-físicos, internet das coisas, internet dos serviços, eficiência nos processos de produção, capacidade de autonomia, customização, manutenção ativa, prevenção de falhas nos processos, capacidade de operação em tempo real, virtualização, descentralização, orientação a serviços, modularidade, BIG DATA, segurança.

    •  Internet das Coisas (IOT – Internet of things) (CARGA HORÁRIA: 16 horas)

    CONTEÚDO: Fundamentos de IOT, sistemas embarcados, protocolos, coleta e troca de informações, aplicação, integração da cadeia (suprimento, parceiros, clientes).

    •  BIG DATA e DATA Analytics (CARGA HORÁRIA: 16 horas)

    CONTEÚDO: Conceito, estrutura de dados, complexidade, novas abordagens de captura de dados, análise, gerenciamento da informação, conexão industrial, dados dos sensores e atuadores, computação em nuvem (cloud), cyber, conteúdo, comunidade, customização, impacto nos negócios.

    •  Redes de Comunicação Ethernet TCP/IP (CARGA HORÁRIA: 16 horas)

    CONTEÚDO: Arquitetura de interconexão, rede local, padronização, meio compartilhado CSMA/CD, equipamentos interconectados, tipos de quadros, largura de banda, fluxo de dados, protocolo TCP, protocolo UDP, protocolo IP, modelo de camadas, aplicações, interface com o sistema operacional.

    •  Segurança em Redes (CARGA HORÁRIA: 16 horas)

    CONTEÚDO: Fundamentos de segurança, criptografia, certificação digital, comunicação segura, segurança de redes, aspectos éticos e legais, políticas de segurança.

    •  Gerenciamento Ágil de Projetos (CARGA HORÁRIA: 24 horas)

    CONTEÚDO: Fundamentos da Gerência de Projetos. Escopo do Projeto. Planejamento. Execução. Controle. Avaliação do Projeto.

    •  Instrumentação Básica (CARGA HORÁRIA: 24 horas)

    CONTEÚDO: Conceitos, definições, sistemas de medida, aplicações em telemetria, medição de pressão, medição de nível, medição de vazão, medição de temperatura, medição de densidade, dispositivos, outras medições, aplicações.

    •  Controle e Automação Industrial (CARGA HORÁRIA: 24 horas)

    CONTEÚDO: Conceito, histórico, definições, variáveis de controle, comandos elétricos, controladores, PLC´s, funções gerais, sensores, atuadores, sistemas embarcados, robótica, sistemas hidráulicos e pneumáticos, aplicações. Introdução, sistemas supervisórios, ferramentas, programação, objetos, telas, integração, utilização de dados, aplicações.

    •  Fundamentos de Redes Industriais (CARGA HORÁRIA: 16 horas)

    CONTEÚDO: Características de todos os protocolos de redes industriais, tipo de comunicação, métricas de desempenho, tempo de resposta, largura de banda, hierarquia, topologia, protocolos de comunicação, padrões de alto desempenho, padrões legados e de baixo desempenho.

    •  Cabeamento Óptico (CARGA HORÁRIA: 24 horas)

    CONTEÚDO: Histórico, conceito, evolução, princípios de propagação, comparativo com cabos metálicos e comunicação sem fio, perdas nas transmissões, tipos de fibra óptica, fontes ópticas, conectorização óptica, tipos de cabos, soluções P2P e PON, instalação, equipamentos, projetos de sistemas ópticos.

    •  Protocolos Fieldbus Tradicionais (CARGA HORÁRIA: 32 horas)

    CONTEÚDO: Padrões de protocolo: CC-link, HART, Profibus, CANopen, Modbus RTU, Devicenet. Conceito, características, funcionamento, aplicações, camadas, taxa de transferência, topologia, frame, endereços de rede, prioridade, camada de aplicação, padrões de transmissão, controle de erros, exemplos de aplicação.

    •  Protocolos Ethernet Industrial Convencionais (CARGA HORÁRIA: 32 horas)

    CONTEÚDO: Padrões de protocolo: Ethernet/IP, Powerlink, Modbus/TCP. Conceito, características, funcionamento, aplicações, camadas, taxa de transferência, topologia, frame, endereços de rede, prioridade, camada de aplicação, padrões de transmissão, controle de erros, exemplos de aplicação.

    •  Protocolos Ethernet Industrial de Alto Desempenho (CARGA HORÁRIA: 24 horas)

    CONTEÚDO: Padrões de protocolo: EtherCAT, Sercos, Profinet. Conceito, características, funcionamento, aplicações, camadas, taxa de transferência, topologia, frame, endereços de rede, prioridade, camada de aplicação, padrões de transmissão, controle de erros, exemplos de aplicação.

    •  Protocolos Industriais sem Fio (CARGA HORÁRIA: 24 horas)

    CONTEÚDO: Conceito, padrões de mercado, protocolo wireless HART, protocolo Zigbee, protocolo ISA, características, funcionamento, aplicações, camadas, taxa de transferência, topologia, frame, endereços de rede, prioridade, camada de aplicação, padrões de transmissão, controle de erros, exemplos de aplicação.

    •  Planejamento da Especificação de Projetos (CARGA HORÁRIA: 16 horas)

    CONTEÚDO: Análise das necessidade e expectativas do cliente, seleção de protocolo de acordo com requisitos técnicos, verificação de desempenho, planejamento, aplicações, qualificação de aplicação.

    •  Metodologia da Pesquisa (CARGA HORÁRIA: 24 horas)

    CONTEÚDO: Ensino Superior e o Contexto Atual. O professor Universitário. Modelos Pedagógicos e Epistemológicos em Educação. Relação Pedagógica. Planejamento. Metodologia. Avaliação.


PERIODICIDADE

  •   Semanal, podendo ser quinzenal conforme a organização do cronograma.
  •   Sextas-Feiras: das 18h30min às 22h30min
  •   Sábados das 8h às 12h

 

  •   CARGA HORÁRIA TOTAL: 360 HORAS



  • Investimento
  • Taxa de Inscrição: R$ 90,00

    Mensalidades: 25 x R$ 680,00

  • Coordenador: Juliano Heinzelmann Reinert | [email protected]

INSCREVA-SE

Requisitos necessários

Para a Seleção:
Pagamento da taxa de inscrição;
Preenchimento da ficha de inscrição.

Para a Matrícula:
Curriculum Vitae;
01 (uma) foto 3×4;
Fotocópia da Carteira de Identidade (RG) e CPF;
Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
Fotocópia Autenticada (frente e verso) do Diploma de Graduação;
Fotocópia do Histórico de Graduação.


Mais Informações – Departamento Atendimento ao Candidato

E-mail: [email protected] | Fone: (47) 3396-7919