Histórico

A biblioteca Jackson de Figueiredo tem suas origens na antiga biblioteca do Convento Sagrado Coração de Jesus. Esta foi se formando ao longo dos anos. Inicialmente, a maior parte de seu acervo era formada por obras em alemão e latim. Nos anos quarenta contava com quase mil volumes. Este acervo foi sendo gradativamente enriquecido por novas aquisições nacionais e estrangeiras, obtidas através de professores formados na Europa.

A partir de 1973 a biblioteca sofreu um novo impulso. Além de um espaço físico mais amplo, os livros foram catalogados e classificados com o sistema decimal (CDD). O acervo chegava então a cinco mil volumes.

Em fevereiro de 2000 os trabalhos da biblioteca foram profissionalizados com a contratação de uma bibliotecária formada. Em fevereiro do ano seguinte foi contratada uma auxiliar. Isto permitiu que os trabalhos de informatização, iniciados ao final dos anos noventa, brevemente se completassem.

Em fevereiro de 2003, a biblioteca Jackson de Figueiredo foi transferida do Convento Sagrado Coração de Jesus para o edifício da Faculdade São Luiz, em um local de melhor acesso aos alunos e professores. Seu acervo conta hoje com mais de vinte e sete mil volumes, e mais de 40 periódicos especializados em Filosofia e Administração.

A Biblioteca Jackson de Figueiredo é hoje considerada uma das melhores bibliotecas de filosofia do estado de Santa Catarina.