GESTÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO NA ESCOLA CATÓLICA

O Diretor da Faculdade e Colégio São Luiz, P. Claudio M. Piontkewicz esteve presente em Brasília nos dias 17 e 18 de setembro com aproximadamente 280 representantes de instituições de educação católica do Brasil participando do VIII Fórum de Mantenedoras e da VII Assembleia Ordinária promovida pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O tema foi Gestão e Profissionalização na Escola Católica.

O evento contou com participação efetiva da diretoria da ANEC, autoridades religiosas, brilhante palestrantes e cases que abordaram a temática do evento evidenciando a grande contribuição da Igreja Católica na Educação do Brasil e sua contribuição nas políticas públicas e formação de professores. Dr. Ir. Afonso Murad abordou sobre o necessário equilíbrio entre a sustentabilidade e a mística confessional. Destacou que “os valores devem guiar as estratégias e as práticas cotidianas da escola, e gestão se faz com pessoas”. O Dr. P. Marcelo F. de Aquino destacou a importância de uma educação para a autonomia, “devemos ser autônomos perante nós e nossas fragilidades, sermos livres, essa é uma grande contribuição da escola católica”.

Na conferência, Prof. Ricardo S. Mariz apontou elementos que dificultam uma educação de qualidade, nos quais são a falta de regularidade e competência das autoridades governamentais. “A sociedade imagina que as escolas vão resolver todos os problemas do país, é necessário discutir os limites do que corresponde e cabe a educação. É preciso limitar o que compete às escolas para que o trabalho seja de qualidade”. O último elemento dito por ele foi sobre a performance da sociedade, e estes vivem atualmente no ser, no ter e no aparecer. Prof. Ricardo afirmou que na área da educação, os indicadores de aprendizagem tem tido mais importância dentro das escolas do que a própria aprendizagem, o que para ele deveria ser ao contrário.

P. Claudio constatou: “o evento confirma o trabalho que estamos realizando na proposta pedagógica e na gestão e, que gerir de forma profissional uma instituição de ensino, se faz necessário para sua sustentabilidade para oferecermos um ensino de qualidade que contemple o ser humano como um todo, mas queremos avançar mais como educação católica!”.  O Fórum de Mantenedoras é voltado para presidentes de mantenedoras, reitores, diretores de escolas católicas, provinciais, inspetores, ecônomos, assessores e representantes das redes e grupos da educação católica do Brasil.

IMG_5043   IMG_5046   IMG_5047