EGRESSOS DA FSL CONQUISTAM VAGAS DE MESTRADO E DOUTORADO

Egressos do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz, que decidiram seguir carreira acadêmica, foram aprovados em programas de mestrado e doutorado em 2015.

Recentemente Kelvin Custódio Maciel e Leonardo Augusto Oliveira Xavier foram classificados para o mestrado em Educação na Furb. No mestrado em Filosofia da UFSC foram aprovados: Gabriel Debatin (primeiro colocado), Lara Emanuele da Luz, Cleiton Rodrigues Imamura e Edegar Fronza Júnior. Outra conquista importante foi a do egresso Rafael Adolfo que vai fazer seu doutorado na UFSC.

O ex-aluno da Faculdade São Luiz e primeiro colocado no mestrado da UFSC, Gabriel Debatin, ao ser perguntado sobre o incentivo durante a graduação para realizar o mestrado: “Bem, no transcurso da graduação o foco é a própria graduação. Comentou-se muito, contudo, a possibilidade dos egressos prosseguirem seus estudos em Filosofia. No meu caso particular, conforme a pesquisa de TCC que realizei foi se demonstrando apta para sua continuação em nível de mestrado, muitos professores me sugeriram e incentivaram a dar continuidade à pesquisa. Meu principal incentivador foi meu orientador, o Pe. Luiz Carlos Berri, a quem sou muito grato.”

Para o egresso Kelvin Custódio Maciel, aprovado no mestrado em Educação na Furb, o desejo de seguir a carreira acadêmica brotou do trabalho realizado pelos professores durante a sua graduação. “Lembro-me bem das primeiras aulas do curso, na disciplina de Introdução à Filosofia, quando o professor Ms. Pe. Silvano João da Costa, nos falava: ‘Carpe diem’ (aproveite o dia). Aproveitar o dia como um filósofo é, de fato, um trabalho árduo, mas que no “final” desta jornada, também é muito gratificante” comenta.

Já para a egressa Lara Emanuele da Luz, mestrado em Filosofia na UFSC, seguir carreira acadêmica sempre foi seu desejo. “Quando iniciei na Faculdade São Luiz os professores, de modo geral, sempre frisaram a importância da continuação dos estudos, não só na questão da pós-graduação, mas também em cursos de extensão, palestras, línguas, etc. Dois grandes motivadores para meu ingresso no mestrado foram o Ms. Pe. Silvano João da Costa e a Dra. Halina Macedo Leal. Sendo assim, aquele desejo que já havia dentro de mim se acendia a cada dia mais, diante de toda a motivação que tive” conta.

Edegar Fronza Júnior, ex-aluno e também aprovado no mestrado em Filosofia da UFSC: “Fazer o mestrado já era meu desejo particular, no entanto não posso negar que muitos professores, durante o período na filosofia da Faculdade São Luiz, foram de fundamental importância me influenciando na tomada de decisão pelo Mestrado em Filosofia”.